Objetivo:
O curso tem como objetivo a formação de um técnico que participe de projetos e desenvolvimentos de equipamentos, que utilizem microprocessadores e sistemas de controle, ou ainda, equipamentos mecânicos controlados por computadores.
 
Perfil Profissional de Conclusão:

Dentre as inúmeras habilidades e competências que o Técnico em Mecatrônica terá adquirido, ao concluir o curso, pode-se relacionar:
-modernização de equipamentos convencionais de produção, instalação e manutenção, utilizando- se de novas tecnologias e recursos de informática;
-coordenação e desenvolvimento de equipes de trabalho para atuarem em instalação, produção e  na manutenção, aplicando técnicas de gestão administrativa e de pessoas;
-aplicação de normas técnicas de qualidade, saúde e segurança do trabalho, em processos  industriais;
-conhecimento para execução de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos, utilizando técnicas de desenho e fundamentos matemáticos.

 
Justificativas:

Nos últimos anos, o desenvolvimento da microeletrônica vem oferecendo novas oportunidades de automação de processos, provocando alterações nas formas organizacionais da produção e da mão de obra. A globalização obrigou que a indústria nacional, em busca de maior competitividade interna e externa, direcionasse investimentos para substituição e/ou atualização de equipamentos convencionais por equipamentos totalmente automatizados. O perfeito entendimento desses sistemas exige um técnico de formação multidisciplinar com sólidos conhecimentos básicos de mecânica, eletroeletrônica e computação. Segundo pesquisas e informações dos meios de comunicação, o Estado de São Paulo lidera os investimentos nesse setor necessitando, portanto, de técnicos com boa formação escolar e profissional. Também, a implantação de novas empresas nesta região, justifica a oferta deste curso como forma de atendimento às necessidades locais.