Objetivo:
A UMC TEC tem como objetivo principal a formação de um profissional com habilidades e competências para o exercício de sua atividade profissional promovendo a transição entre a escola e o universo de trabalho.
 
Perfil Profissional de Conclusão:

Dentre às inúmeras habilidades e competências que o Técnico em Enfermagem terá adquirido, ao concluir o curso, pode-se relacionar:
-habilidades de planejamento e organização do trabalho, direcionados ao atendimento integral e com 
 qualidade;
-conhecimento para utilização de recursos e ferramentas específicas da área de enfermagem;
-realização de primeiros socorros em casos de emergência;
-capacidade para realização de pesquisas, interpretação de dados e índices estatísticos, relacionados à sua 
 área de conhecimento;
-habilidades e competências para atuar em instituições de saúde públicas e privadas, em domicílios, 
 sindicatos, empresas, associações, escolas, creches, entre outros.

 
Justificativas:

Quanto à questão do emprego na Área da Saúde, pesquisas realizadas em nossa região indicam aumento dos postos de trabalho, principalmente no setor público, que vem apresentando crescimento superior ao do setor privado. Destacam-se as prefeituras como importante contratador e gerenciador de recursos humanos em saúde e que desenvolveram políticas de recursos humanos nesta área. De acordo com a análise de dados obtidos no site do CAGED/Mtb, entre o 1º semestre de 2004 e o 1º semestre de 2006, a profissão de nível técnico médio com maior variação positiva de vagas em nossa região foi na área de Enfermagem. Frente às novas posturas de atendimento médico, utilização de terapias alternativas ou complementares, a presença do técnico em enfermagem torna-se cada vez mais imprescindível, tendo em vista as especificidades dos casos e gradação de riscos de vida a que o atendimento de saúde está sujeito.